A Palavra de DEUS

Tudo sobre a Palavra de DEUS.

InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seLogin
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo,
para dar a cada um segundo a sua obra.

Apocalipse 22:12

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
Apocalipse
Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim,
o primeiro e o derradeiro.

Apocalipse 22:13
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos,
para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Apocalipse 22:14
A lei e os profetas duraram até João;
desde então é anunciado o reino de Deus,
e todo o homem emprega força para entrar nele.

Lucas 16:16
Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 21 em Dom Nov 08, 2015 10:50 am
Últimos assuntos
» Cristão e Maçom. Como conciliar ?
Sab Set 17, 2016 3:05 am por STELIO

» Dois ou três reunidos em nome de Cristo
Sex Set 16, 2016 5:53 pm por STELIO

» O Personagem Enigmático de Dn 11 e Ap 1.
Sex Set 16, 2016 1:21 am por STELIO

» Lançados Vivos !
Sex Set 16, 2016 1:17 am por STELIO

» Dízimo: da Lei ou da Fé ?
Qui Set 15, 2016 12:21 am por STELIO

» CRITÉRIOS para penalização de membros que contrariam as regras do FÓRUM
Qua Set 14, 2016 11:05 pm por Admin

» Deus e o dinheiro: considerações sobre o dízimo
Qua Set 14, 2016 7:24 pm por STELIO

» Versículos da Palavra.
Dom Set 11, 2016 6:01 am por T̅z̅a̅r̅u̅c̅h

» Local de apresentação de novos membros.
Sex Ago 26, 2016 5:45 pm por STELIO

» Ovelhas sem pastor
Qui Ago 25, 2016 3:13 am por STELIO

» MP não respondidas.
Sex Mar 11, 2016 10:26 am por Fernando

» Jesus é Deus.
Qua Mar 09, 2016 2:57 pm por Ricardo Veras

» “Ao SENHOR pertence a salvação!” (Jonas 2.9)
Dom Fev 28, 2016 6:47 pm por Henrique

» Seja Bem-vindo Marcelo Almoedo
Qua Fev 24, 2016 7:21 am por T̅z̅a̅r̅u̅c̅h

» DEVOCIONAL - “Isaque habitava junto a Beer-Laai-Roi.”
Qua Fev 24, 2016 1:43 am por Henrique

» Quando o caração fala.
Sex Dez 04, 2015 12:04 am por T̅z̅a̅r̅u̅c̅h

» Escravidão++
Qua Jun 03, 2015 5:43 am por T̅z̅a̅r̅u̅c̅h

» Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?++
Seg Jun 01, 2015 1:33 am por T̅z̅a̅r̅u̅c̅h

» Consequências práticas de se crer na trindade++
Dom Maio 24, 2015 1:02 am por T̅z̅a̅r̅u̅c̅h

» Cristãos,Vocês Acreditam Que os Judeus vão Para o Inferno?++
Qui Maio 21, 2015 11:37 pm por T̅z̅a̅r̅u̅c̅h

Local de apresentação de novos membros.
Seg Fev 03, 2014 10:40 pm por Admin
.

Bem vindos, aqui poderão fazer a vossa apresentação no fórum.

Podem dizer de onde são, qual a Religião, crença ou denominação, ou
o motivo que os levou a terem feito o registo no …

[ Leitura completa ]
Comentários: 18
Contatar Administração
Fale conosco.
Visitantes.

Tópicos similares
RM

Compartilhe | 

Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas. ++

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
T̅z̅a̅r̅u̅c̅h

Inscrição em : 08/02/2014 Nasceu em : 15/05/1972
. : Religião- DEUS

MensagemAssunto: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas. ++   Sex Maio 15, 2015 12:53 am

.
http://forumevangelho.com.br/t5352-analise-textual-de-1-corintios-1527-28-e-os-unitaristas#79576

Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

por Gilcimar em Qua 06 Maio 2015, 12:55

.

Gilcimar escreveu:
Esse texto  é usado pela metade  pelos Unitaristas  para tentar fundamentar uma posição inferior do filho em relação ao Pai  no que diz respeito sujeição e  subordinação....

Citam o  verso 27  explorando a informação de que quando o Pai sujeita todas as coisas ao filho ele se excetua dessa sujeição...

Assim  a  primeira impressão que fica é que aquele que sujeita tudo ao outro e se excetua dessa sujeição tem uma posição superior aquele que   teve todas as coisas sujeitadas por Ele mas que não tem sob sua sujeição  aquele que tudo lhe sujeitou....

Podemos perceber isso  no verso 27:

1 Coríntios 15.27   Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.

Assim  os amigos Unitaristas acreditam  que  esse texto neste verso tem um argumento poderoso  e uma prova da não Deidade de Cristo...

Mas  o verso 28 se relaciona com o verso  27 e essa relação textual é  impossível de ser desassociada logo não podem  interpretar  um verso sem considerar essa relação com o outro verso....

Então  me propus fazer honestamente uma analise textual  dos dois versos  mostrando que os Unitaristas não tem argumento tão poderoso assim....

Na primeira postagem eu gostaria de trabalhar o tempo das “sujeições”( Sujeição  de todas as coisas ao Filho e a sujeição do filho  ao Pai)
Antes vamos reler todos os dois:

1 Coríntios

15.27   Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.

As palavras chaves do texto  são  “quando”  e “também” :

1-“Quando”  para fazer uma condição de tempo  identificando em que momento o filho se sujeitará ao Pai no texto....

2-“Também”  mostrando que a sujeição do filho   vem em seguida de uma outra sujeição no texto ( A sujeição de todas as coisas ao filho)....

Pergunta que pode ser respondida pelo texto:

A-Quando é que o filho também se sujeitará ao Pai?

Resposta do texto:    “Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou”

Observações:

1-Existe visivelmente  no texto uma relação de tempo  entre uma sujeição e a outra.....

2-Se a sujeição do filho ao Pai  no texto foi condicionada no tempo  para acontecer quando  todas as coisas antes estivessem sujeitas ao Filho  jamais alguém
textualmente  pode negar isso...

3- Se as coisas que foram sujeitadas ao filho  nem sempre lhe estiveram sujeitadas , como a sujeição que  o filho prestaria ao Pai depois disso  
já existia antes disso se o texto condiciona essa sujeição do filho ao Pai   só quando antes todas as coisas  estiverem sujeitadas ao filho?

4-Mesmo que o filho antes foi sujeito ao Pai  por outras razões naquele momento do texto só se sujeitaria depois da condição imposta pelo próprio...

Conclusões  inevitáveis  considerando  o fator textual:

-Se essa sujeição do filho  é condicionada pelo texto   para acontecer  só quando todas as coisas  antes estiverem sujeitas ao filho logo  antes disso
o filho não estava sendo sujeito ao Pai( Pois o texto usa o verbo no futuro “ O próprio filho se sujeitará”)  do contrário textualmente falando o  verbo
 “sujeitará” perderia sentido  morfologico  pois se uma sujeição é constante  não faria sentido   dizer que ela aconteceria no futuro se ela já é realidade
no presente da fala do texto....

- Ou existe dois tipos de sujeições  do filho ao Pai   ou em algum momento o filho deixou de ser sujeito ao Pai para se sujeitar novamente  depois que
todas as coisas antes  lhe estive sido sujeitadas pelo próprio Pai....

-Se as razões para Cristo se sujeitar ao Pai  são as mesmas que as nossas  não faria sentido ele deixar de sujeitar ao Pai em algum momento para se
sujeitar novamente depois  segundo o texto exceto se  conjecturamente os unitaristas arrumarem  dois tipos de sujeições  do filho ao Pai( uma pela  
mesma razão que a nossa  que é constante e outra para se encaixar com o texto aqui)

- Essa sujeição do filho  no 1 Corintios 15:28  deve ser considerada segundo tudo aquilo que lhe acompanha( Com  a relação de tempo e de propósito
e de comparação)

-Ficaria estranho alguém que não possui Deidade  se sujeitasse em algum momento a Deus  só depois de uma condição que antes precisaria tomar lugar
no tempo mesmo que antes já lhe estivesse sido sujeito  em outra situação  e muito mais estranho é que Deus para ser tudo em todos precisasse que
alguém não igual a Ele lhe sujeitasse para que Ele fosse assim...

Obs: não podemos considerar  o termo “sujeição”   no texto sem outras expressões que se relaciona com o termo ( “Quando”, “Também” e o “para que”)
e não podemos ignorar o tempo do termo( Sujeitará)

Na próxima postagem farei  análise textual  do "para que" segundo texto o filho se sujeita ao Pai....

Abraços..!

.
T̅z̅a̅r̅u̅c̅h

MensagemAssunto: Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas. ++   Sex Maio 15, 2015 12:55 am

.
http://forumevangelho.com.br/t5352-analise-textual-de-1-corintios-1527-28-e-os-unitaristas#79583

Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.

por Tzaruch em Qua 06 Maio 2015, 14:11
.

Olá Gilcimar.

Citação :
Gilcimar escreveu:Esse texto  é usado pela metade  pelos Unitaristas  para tentar fundamentar uma posição inferior do filho
em relação ao Pai  no que diz respeito sujeição e  subordinação....

Não esqueça de analisar textualmente os seguintes textos acerca de sujeição e subordinação.

Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita,
 até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

Salmos 110:1

Aqui DEUS fala para JESUS se sentar à sua direita, até que ELE (DEUS) ponha os
inimigos de JESUS por escabelo dos seus pés. (sujeição e subordinação)

Mas Jesus respondeu, e disse-lhes:
Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo
não pode fazer coisa alguma
, se o não vir fazer o Pai;
porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

João 5:19

JESUS também não faz nada por si mesmo, primeiro vê o Pai a fazer, e depois então faz igualmente. (sujeição e subordinação)

Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz;
e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.

João 5:20

Por isso está escrito que DEUS mostra a JESUS tudo o que faz, e que mostrará a JESUS obras
maiores que essas
(sujeição e subordinação), para nós ficarmos maravilhados.

Ou seja, JESUS está SEMPRE DEPENDENTE DO Pai para fazer seja o que for, e isso é
sujeição e subordinação de forma contínua, até nas coisas aprendidas.

.
T̅z̅a̅r̅u̅c̅h

MensagemAssunto: Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas. ++   Sex Maio 15, 2015 12:56 am

.

.

Resposta à Mensagem Nº3

Olá Gilcimar.

Citação :
GilcimarNeste tópico estou abordando  um texto usado pelos Unitaristas...

E você fez a sua análise com a abordagem de um trinitarista.

Gilcimar escreveu:
Gostaria que respeitasse isso e não desvia-se  para outros textos  quando o assunto do tópico é análise de um texto....

Qual é a sua dificuldade ?,, será que é pelo fato de os outros textos já estarem a negar qualquer análise que faça
segundo o ótica trinitarista ?

Independentemente da análise que faça, o que irá fazer depois com o restante contexto e textos da escritura ?

A palavra explica-se a si mesma, textos comprovam outros textos, e tudo tem de estar em harmonia.

Gilcimar escreveu:
De qualquer forma   textualmente falando outros textos não mudariam  o futuro do verbo "sujeitará"
e nem  as expressões "quando" , "também"  e "para que"  relacionadas a sujeição do filho ao Pai falada no texto....

E se os outros textos FUNDAMENTAREM a inferioridade do Filho em relação ao Pai ?

Você ficaria pela análise desse texto sem contar com os restantes ?

Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós.
Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse:
Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

João 14:28

Um simples texto com as palavras de JESUS já mostra a perda de tempo que está a ter, pois você jamais
irá mostrar IGUALDADE entre JESUS e DEUS, sendo que UM É MAIOR QUE O OUTRO.

Gilcimar escreveu:
Se quiser pode me dar uma lista de outros textos para analisarmos á parte como fiz com este

pois neste texto  não se pode ignorar tudo aquilo que foi analisado....

Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós.
Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse:
Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

João 14:28

Comece por analisar esse texto, e  diga onde irá conseguir encaixar essa ideia acerca da sujeição, onde você
já sabe sem DÚVIDA NENHUMA, que o PAI é MAIOR que o Filho.

E não é ignorar ou não a sua análise, mas sim o fato de outros textos refutarem TOTALMENTE a sua análise,
mesmo antes de ter pensado em fazer tal coisa.

Gilcimar escreveu:
Não adianta fazer guerras de textos quando o assunto do tópico é a análise do texto citado....

O texto citado por si mesmo não tem autoridade para se sobrepor às restantes escrituras, porque a Palavra
explica-se a si mesma,

Gilcimar escreveu:
Você antes tem que lidar  com a análise do texto aqui para depois citar outros  pois fugir do nucleo temático do tópico  para abrir um outro é sinal de dificuldades  de lidar com aquilo inicialmente proposto....

Gilcimar escreveu:
Assim vou ignorar se continuar agindo assim pois só  depois que esgotarmos tudo que podemos
na proposta inicial  seguiremos organizadamente  para outros pontos....

Gilcimar escreveu:
Obs: Quanto a João 5:19  já abri um tópico mostrando como textualmente esse texto deve ser entendido  
logo  vai lá e tenta negar a estrutura textual pois é inegável  exceto se quiser se contradizer...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas. ++   Hoje à(s) 10:40 am

Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas. ++

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas.
» ARITMETICA / Análise Matematica
» Análise Combinatória em sistemas lineares
» Análise combinatória - dúvida resoluções 3
» Hidrólise, como fazer?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
A Palavra de DEUS :: Diversos debates sobre as Escrituras :: Debates Sobre a Palavra de DEUS, Fórum Evangelho (Arquivados)-